Finanças recebem 500 reclamações por dia

Todos os dias os serviços do Fisco recebem mais de 500 reclamações de contribuintes relacionadas com as dificuldades em entregar as declarações de IRS por via electrónica.

Passados dez dias sobre o início do prazo para os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas entregarem a sua declaração de rendimentos por internet, o Portal das Finanças continua a apresentar vários problemas.

Segundo apurou o CM, uma das origens dos problemas poderá ser a nova apresentação dos impressos a preencher pelos contribuintes. O grafismo foi mudado e foram acrescentados novos pré-preenchimentos, que não terão sido devidamente testados, como o comprovam as dificuldades que existem em aceder aos vários campos de ‘ajudas’ que estão agregados ao preenchimento da declaração.

Há vários dias que os técnicos da Oracle e da Opensoft, empresas contratadas pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) para manter o sistema informático do Fisco, se encontram a trabalhar para resolver os problemas que foram surgindo. Milhares de técnicos oficiais de contas (TOC) têm tido problemas em entregar as declarações dos seus clientes, e não apenas as de IRS. Com efeito, em virtude dos problemas apresentados, o Governo teve de adiar o prazo para a apresentação das declarações periódicas de IVA, que passou do dia 10 para o dia 12 de Março. Mesmo com este adiamento, muitos daqueles profissionais não conseguiram entregar a tempo os documentos relativos àquele imposto.

PORMENORES

Erros
As ‘ajudas’ associadas aos campos dos impressos não se conseguem abrir.

Contas
Muitos dos números de contas bancárias (NIB) que estavam pré-preenchidos foram apagados.

Denúncia
Vários TOC têm denunciado que o Portal das Finanças entra sempre em ruptura por esta altura do ano.

Multas
A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas já afirmou que não vai pagar multas por atrasos de entrega.


Ver artigo


FONTE: CORREIO DA MANHÃ

AUTOR: MIGUEL A. GANHÃO

0 comentários:

Enviar um comentário