Use o IRS para ajudar quem precisa

Através das declarações de IRS de 2008, os portugueses doaram 3,4 milhões de euros para as entidades autorizadas.

As declarações de rendimentos vão ter de ser preenchidas já a partir do próximo mês e podem ser reveladoras do grau de solidariedade dos portugueses. Este ano, são 108 as instituições, associações, fundações ou igrejas a quem pode doar 0,5% do seu IRS.

Desde há cinco anos que o número de entidades autorizadas a receber parte do imposto está a aumentar. Segundo os dados fornecidos pelo Ministério das Finanças à Agência Financeira, em 2005 eram 50 as instituições candidatas, às quais foram doados cerca de 1,6 milhões de euros, através das declarações de 39 mil agregados familiares.

Em 2006, as beneficiárias foram 46, com cerca de 1,9 milhões de euros e 51.376 agregados familiares solidários. 2007 registou um aumento significativo de entidades candidatas: passaram a ser 87 e receberam 3,1 milhões de euros, de 85.545 famílias.

Os últimos dados conhecidos remontam a 2008 e, nesse período, foram contempladas 85 instituições, com cerca de 3,4 milhões de euros, para os quais contribuíram 91.307 agregados familiares. O valor de IRS relativo aos rendimentos do ano passado vai ajudar mais 35 entidades, face a 2008.

Resta saber se as doações de IRS relativas a 2009 vão superar os 91.300 agregados familiares que praticaram a boa acção de dar parte dos seus impostos, nas declarações de 2008, e se os valores vão ultrapassar os 3,4 milhões de euros transferidos para as instituições nesse período.

Ainda assim, os mais de 90 mil portugueses solidários em 2008 representam apenas 5% do total de contribuintes.

Se quiser ajudar, o processo é simples e rápido. Precisa apenas de escrever o número de identificação fiscal (NIF) da entidade que vai beneficiar do seu donativo no quadro 9 do Anexo H da declaração de IRS. Depois, é a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) que reencaminha o dinheiro para as instituições.

A ajuda que pode proporcionar a uma das 108 instituições beneficiárias não tem qualquer custo adicional. A doação funciona como uma transferência de dinheiro do Estado para as instituições. Ou seja, o dinheiro deixa de entrar nos cofres do Fisco e vai para quem mais precisa.

Ver Instituições sugeridas pela ASTOC.
Ver artigo


FONTE: AGENCIA FINANCEIRA
AUTOR: VANESSA CRUZ

0 comentários:

Enviar um comentário