Contribuintes vão pagar mais 40 euros de IRS a partir de Junho

Já são conhecidas as novas tabelas de retenção na fonte. Para um contribuinte que ganhe 2.500 euros brutos, a retenção a partir de Junho vai aumentar em quase 40 euros.

A partir de Junho, um contribuinte casado, com dois filhos e com um salário bruto de 2.475 euros, vai passar a ver-lhe descontado mensalmente 532,13 euros de IRS. Em Maio, esse mesmo contribuinte apenas vai descontar 495 euros, ou seja, o salário será reduzido em pouco mais de 37 euros em resultado das novas tabelas de retenção na fonte que já reflectem o agravamento fiscal decidido pelo Governo no âmbito do plano de austeridade. As novas tabelas incorporam o aumento de um ponto percentual nas taxas a aplicar aos rendimentos brutos até 18 mil euros e de 1,5 pontos para os rendimentos acima desse valor.

Mas assumindo que o salário médio em Portugal ronda os mil euros brutos, cada contribuinte verá retido pelo fisco cerca de 90 euros por mês a partir de Junho. Em Maio, a retenção será de 80 euros, ou seja, cada contribuinte terá menos dez euros disponíveis.

Estes são apenas dois exemplos feitos com base nas novas tabelas de retenção na fonte que, nos casos mais extremos permite verificar que a partir de Junho os portugueses vão ver retidos entre 5,8 euros e 6.466,2 euros dos seus ordenados, se se aplicar, respectivamente, a taxa de retenção mais baixa e mais alta prevista nessas mesmas tabelas.

Estes valores serão retidos pelas empresas empregadoras todos os meses e vão direitos para os cofres do Estado. No próximo ano, quando forem entregues as declarações de rendimentos de 2010, serão feitos os acertos pelos serviços da Direcção-geral dos Impostos (DGCI) tendo em conta as novas taxas de IRS a aplicar aos rendimentos ganhos este ano e que vão variar entre 11,08% e 45,88%.

Os valores retidos por mês variam de contribuinte para contribuinte e dependem não só do seu rendimento mensal bruto, mas também do estado civil e do número de filhos (para ver as tabelas de retenção e quanto é que lhe vai ser descontado daqui para a frente, consulte as tabelas em www.economico.pt). No caso de contribuintes com deficiência, por exemplo, os valores são diferentes e os rendimentos até 1.420 euros não sofrem qualquer retenção.

.
FONTE: JORNAL ECONÓNICO
.

0 comentários:

Enviar um comentário