PPR perdem interesse em 2011: benefício fiscal só até 100 euros

Deco avisa que, mesmo este ano, pode haver alternativas mais interessantes.

Os planos poupança reforma (PPR) vão perder boa parte do seu interesse em 2011, com as alterações introduzidas pelo Orçamento do Estado (OE).

De acordo com a proposta do executivo, os PPR passam a ter um benefício máximo de 100 euros, mas dependendo do escalão de rendimento, pode até ser inferior.

A dois meses do final do ano, altura em que é tradicional haver uma maior corrida a este tipo de produto e em que ainda é possível subscrever mantendo o benefício em vigor, a Deco avisa que esta pode nem sempre ser uma boa oportunidade de investimento/poupança.

«Comparámos 76 produtos PPR sobre a forma de fundo e seguro e uma das conclusões é que há produtos com comissões bastante elevadas e muito superiores à média de outros produtos alternativos. Em alguns casos, a comissão, por exemplo de subscrição, atinge 53 vezes mais que um fundo misto defensivo», disse António Ribeiro, da Pro-Teste Poupança, à Renascença.

Para a associação de defesa do consumidor, o risco assumido nos fundos mistos é semelhante ao dos Planos Poupança e, por isso, a escolha deverá recair no que oferecer o maior retorno. António Ribeiro recomenda também os certificados do Tesouro, sobretudo, para quem está perto da reforma.

Quem já tem dinheiro em Planos Poupança, deverá manter este investimento, para evitar penalizações pelo resgate antecipado. Este ano ainda está garantido o benefício máximo, mas depois deverá avaliar se compensa.

.
FONTE: TVI24 / DECO
.

0 comentários:

Enviar um comentário