Há um novo imposto para viajar de avião

Viagens de longo curso vão ser taxadas a 45 euros por passageiro. Já os voos de médio curso serão taxados a 25 euros e os voos mais curtos custarão mais 8 euros.

Voar vai ser mais caro. Pelo menos para quem entra e sai da Alemanha. É que, a partir de agora, os voos vão ter um novo imposto. A medida, aprovada pelo governo esta quinta-feira, faz parte do pacote de austeridade alemão e tem apenas um objectivo: cortar o défice excessivo da maior economia da Europa para menos de três por cento até 2012.

Assim, as viagens de longo curso vão ser alvo de um imposto de 45 euros por passageiro. Já os voos de médio curso serão taxados a 25 euros por pessoa e os voos mais curtos custarão mais 8 euros por cada passageiro, como relevou o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, citado pela Reuters.

A Associação Alemã de Aviação já reagiu a esta decisão, estimando que o novo imposto vai reduzir o volume de passageiros em cinco milhões por cada ano. Em 2009, 182 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos da Alemanha.

Já pelas contas do executivo de Angela Merkel, esta medida vai permitir ao Estado arrecadar mil milhões de euros por ano. O novo imposto para a aviação faz parte do plano de austeridade alemão contabilizado em 80 mil milhões de euros.

Esta medida foi apresentada pelo governo alemão em Junho e causou vários protestos das companhias aéreas e das empresas relacionadas com o sector. Agora, a Associação Alemã de Aeroportos espera que o Parlamento vete esta medida. Uma coisa é certa, o novo imposto para a aviação vai causar um «intenso debate», nas palavras de Wolfgang Schaeuble.

.
FONTE: TVI
.

0 comentários:

Enviar um comentário