Câmaras maiores continuam com IMI a taxas próximas da máxima

As 20 maiores câmaras municipais do país vão continuar este ano a cobrar IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) à taxa máxima ou próximo disso, revelam as comunicações já feitas pelos municípios à Direcção-Geral dos Impostos (DGCI).

Neste panorama, a Câmara de Vila Franca de Xira mantém a sua taxa em 0,68 por cento e a Câmara de Lisboa decidiu descê-la ligeiramente, dos 0,7 por cento (o máximo previsto na lei) para 0,68 por cento, segundo o Diário Económico de hoje, que deu a notícia.

Esta taxa deve mesmo assim permitir um ligeiro aumento da receita com este imposto, segundo o orçamento da Câmara de Lisboa, o que pode ser explicado quer pelo aumento do valor patrimonial quer por haver casas que deixam de beneficiar do período de isenção.

Além dos municípios mais populosos do país, onde se incluem por exemplo também Sintra, Oeiras, Porto e Gaia, muitos outros cobram a taxa máxima. Segundo os dados da DGCI, citados pelo Económico, as comunicações das taxas a cobrar em 2011 (referentes a este ano) indicam que 176 municípios vão aplicar o valor máximo.

Das 26 autarquias que decidiram fazer alterações, 15 subiram a taxa e 11 desceram.

.
FONTE: PUBLICO
.

0 comentários:

Enviar um comentário