Portugueses preferem Hong Kong para guardar poupanças em paraísos fiscais

Em 2009 foram transferidos valores para 45 destinos, quase todos exóticos. Os montantes, agora reportados às Finanças pelos bancos ascendem a 783,5 milhões de euros, tanto de empresas como de particulares.

Com uma economia moderna, aberta e um regime fiscal muito apetecível, Hong Kong, no Sul da China, ocupa o primeiro lugar do “ranking” de “offshores” e territórios com tributação privilegiada escolhidos pelos portugueses para enviar as suas poupanças.

No ano passado, foram transferidos de Portugal para os bancos da antiga colónia britânica qualquer coisa como 216,5 milhões de euros, o equivalente a quase 30% do total deste tipo de transferências.

O levantamento efectuado pelo Ministério das Finanças revela que, em 2009, empresas e pessoas singulares efectuaram um total de 5.504 transacções para paraísos fiscais, o correspondente a 783,5 milhões de euros.

Além de Honk Kong, claramente o preferido, com 2.555 transferências, o top dos três primeiros lugares é ocupado pelo Luxemburgo (148,5 milhões de euros) e pelas Ilhas Caimão (que receberam 76 milhões em 2009).

.
FONTE: JORNAL DE NEGOCIOS
.

0 comentários:

Enviar um comentário