Irlanda vai taxar a 90% os bónus da banca

O ministro das Finanças irlandês Brian Lenihan quer incluir um imposto de 90% sobre os bónus dos banqueiros no Orçamento para 2011.

"Proponho uma alteração ao Orçamento para ultrapassar esta questão e avançar com uma elevada taxa, de 90%, sobre todos os bónus de banqueiros", disse Lenihan esta quinta-feira a uma rádio local irlandesa, citado pela CNBC.

O sistema financeiro irlandês é apontado como a grande causa da crise que a Irlanda atravessa. Tendo em conta os resgates à banca do país, o défice do país chegará aos 32% do PIB este ano. Sem a contabilização desses gastos, o défice seria de cerca de 12% do PIB, ainda assim, o mais elevado da zona euro.

Na próxima semana, o governo irlandês espera conseguir a aprovação parlamentar do empréstimo de 85 mil milhões de euros do FMI e da União Europeia. Inicialmente, o Executivo irlandês tinha dito que não precisava do acordo.

"Vamos mais uma vez dar à oposição a oportunidade de ou reconhecer que este acordo é essencial e do maior interesse do país, ou então apresentar uma alternativa", disse Lenihan.

Esta quinta-feira, o parlamento irlandês passou a proposta relativa à Segurança Social para 2011, naquela que foi a segunda de quatro votações do Orçamento. A terceira proposta relativa às pensões no sector públicos será votada na sexta-feira e a votação final, das medidas que englobam o agravamento dos impostos, será votada no início de 2011.

.
FONTE: ECONOMICO
.

0 comentários:

Enviar um comentário