Polémica com prémios do Mundial: jogadores não querem pagar imposto

Craques da selecção espanhola querem ser tributados na África do Sul e não no país vizinho.

Rebentou a polémica em torno dos prémios que os jogadores da selecção espanhola vão ganhar por terem vencido o Mundial de Futebol de 2010, que decorreu na África do Sul. Os jogadores ainda não receberam o dinheiro (600 mil euros cada), mas estão a pressionar a Federação espanhola para pagarem menos de imposto, avança o elconfidencial.com.

O valor dos prémios foi fortemente criticado, inclusivamente pelos partidos políticos, por serem pagos num ano de crise. Agora, os jogadores querem que a Real Federação Espanhola de Futebol lhes permite tributar estes prémios na África do Sul, e não em Espanha. Esta alteração implicaria que a taxa de imposto caísse dos 45% cobrados no país vizinho, para os 15% em vigor no país de Mandela. Contas feitas, cada jogador embolsaria mais 180 mil euros.

O dinheiro sai, na íntegra, dos cofres da FIFA. O prémio atribuído à selecção que vencesse o Mundial era de 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros), mas a FIFA ainda não desembolsou o dinheiro.

No total, os prémios vão custar à Real Federação Espanhola 13,8 milhões de euros, cerca de metade daquilo que receberá da FIFA. Assim, depois do pagamento dos prémios à equipa, a Federação poderá ficar ainda com mais de 5 milhões de euros.

.
FONTE: TVI24
.

0 comentários:

Enviar um comentário