Ajuda tarda a chegar às entidades sem fins lucrativos.
As instituições sem fins lucrativos receberam com um mês de atraso os 0,5% do IRS dos contribuintes que optam por doar parte do imposto pago. Ministério das Finanças assegura que pagará o dinheiro em falta ainda durante este mês.
O mês de atraso com que as Finanças entregaram os donativos do IRS, este ano, causou constrangimentos a entidades de solidariedade, como a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI). Este tipo de atraso é "muito problemático" e "muito significativo para as associações que estão a passar momentos difíceis", disse à Lusa Joana Queirós, directora executiva da APSI, entidade que recebe a consignação do donativo de IRS desde 2008.
Joana Queirós admite que a organização precisa desta verba para assegurar as "despesas correntes" e financiar a investigação. "Para nós, já faz toda a diferença, é uma ajuda enorme", afirmou. Nos últimos três anos, a associação recebeu mais de 30 mil euros.
Também Joana Brandão, responsável da Amnistia Internacional, confirmou o atraso na entrega da verba por parte do Estado. Contudo, disse não estar preocupada: "como foi sempre pago, não deverá falhar".
Apesar das garantias destas dirigentes, fonte oficial do Ministério das Finanças disse que os pagamentos estão "dentro do prazo" e que serão feitos "ainda durante este mês".
Todos os contribuintes podem escolher uma entidade sem fins lucrativos a quem doar 0,5% do imposto pago, em vez de os entregar aos cofres do Estado. Para isso, basta assinalar o quadro 9 do anexo H da declaração de IRS, e inscrever o número de identificação fiscal (o número de contribuinte) da entidade a ajudar.
Ver artigo
FONTE: JORNAL DE NOTICIAS
AUTOR: NI
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário