Finanças recuperam 812 milhões em receita fiscal desde 2008. Construção civil e transportes lideram nos ilícitos fiscais.
O Ministério das Finanças fez hoje um balanço do "Resgate Fiscal", operação lançada em Agosto de 2010 para sancionar a falta de entrega das contribuições fiscais relativas a IRS e IVA dos portugueses.
"No período decorrido entre Agosto de 2008 e Junho de 2010 foi recuperada a receita fiscal no valor de 812 milhões de euros, o que significa uma média diária de cobrança de 1,16 milhões de euros" , lê-se num comunicado.
Segundo o mesmo documento, os vinte maiores devedores representaram um encaixe de 124 milhões de euros aos cofres do Estado, ou seja, 15,19% das receitas totais recuperadas no período considerado.
Construção civil, restauração, manutenção e reparação de veículos automóveis, transportes, vestuário e actividades de contabilidade são as áreas onde se verificaram mais ilícitos fiscais, refere a nota das Finanças.
O gabinete de Teixeira dos Santos sublinha ainda que esta operação fiscal levou à constituição de 2.518 arguidos - entre empresas, administradores e gerentes -, e adianta estarem sob análise mais de nove mil indícios de fraude fiscal "que poderão dar lugar à instauração de inquéritos pela prática do crime de frustração de créditos tributários".
FONTE: DIÁRIO ECONÓMICO
.
0 comentários:
Enviar um comentário