O secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, disse esta segunda-feira que a procura de automóveis no segundo semestre deverá ser afectada pelo aumento dos impostos, que terá um «duplo impacto» no sector, e previu que «as dificuldades das famílias vão aumentar».
«No nosso caso, vamos ter um duplo impacto: directamente, através do próprio aumento do IVA não só no preço base dos automóveis, mas também sobre o Imposto Especial de Veículos, que necessariamente vai aumentar a carga fiscal nos automóveis», disse Hélder Pedro, em declarações à Lusa, à margem da apresentação de um estudo sobre o impacto da condução no consumo de combustíveis.
O responsável acrescentou, por outro lado, que a subida dos impostos terá também efeito «indirectamente no IRS, irá afectar o rendimento das famílias, e as dificuldades do crédito pelo aumento do impostos de selo no crédito ao consumo vai dificultar o crédito».
Para Hélder Pedro, a conjugação destes «factores, todos associados, vai aumentar as dificuldades das famílias, e tudo associado vai levar a uma retracção da procura do automóvel do segundo semestre».
Questionado sobre o possível impacto, em concreto, das medidas de austeridade aprovadas pelo Executivo este mês, Hélder Pedro disse que «a comissão de previsões e estatísticas vai, no final do primeiro semestre, fazer uma previsão que terá em conta estas alterações».
FONTE: AGÊNCIA FINANCEIRA
.
0 comentários:
Enviar um comentário