O Parlamento aprovou hoje o aumento da taxa normal do IVA para 23 por cento e as alterações propostas pelo PS, após o acordo com PSD, para evitar a taxação máxima dos produtos alimentares e para alimentação humana.
Foi aprovado o artigo que previa o aumento da taxa normal do IVA de 21 por cento (actual) para 23 por cento, a vigorar a partir de 01 de Janeiro de 2011.
No seguimento do acordo com o PSD, foi ainda aprovada a retirada da proposta de lei do orçamento a norma que previa passar vários produtos alimentares e para alimentação humana das taxas reduzida (6 por cento) e intermédia (13 por cento).
Entre os produtos que estavam para passar para a taxa máxima constavam os leites achocolatados, os refrigerantes ou as conservas, entre muitos outros.
Com a alteração passam a ser sujeitos a uma taxa de IVA de 23 por cento os ginásios, as plantas ornamentais, as flores de corte e os utensílios e outros equipamentos destinados ao combate e prevenção de incêndios.
A proposta de alteração à lei do orçamento aprovada hoje previa substituir a primeira proposta de alteração apresentada pelo grupo parlamentar socialista, corrigindo a designação de uma das alíneas para evitar que os livros fossem sujeitos à taxa máxima, mantendo-se assim abrangidos pelo IVA a 6 por cento.
.
FONTE: SIC NOTICIAS
.
- Uma criança aprender a nadar 23%
ResponderEliminar- Estar sentado a assistir a um jogo de futebol 6%