A ministra do Trabalho garantiu hoje que o salário mínimo vai chegar aos 500 euros no próximo ano.
"Os 500 euros serão uma realidade durante o ano de 2011", disse Helena André.
A ministra explicou que o Salário Mínimo Nacional (SMN) vai aumentar 10 euros já em Janeiro, totalizando 485 euros.
Além disso, continuou Helena André, haverá dois momentos de avaliação para decidir novos aumentos, em Maio e Setembro, que se repercutirão em Junho e Outubro, respectivamente. Ou seja, os trabalhadores que ganham o SMN poderão contar com 500 euros em Outubro.
Este faseamento do aumento do SMN para 500 euros recebeu o apoio da Indústria, do Comércio e da UGT. Já a CGTP queria que o SMN atingisse os 500 euros logo em Janeiro, enquanto o Turismo não pretendia qualquer aumento em Janeiro.
Helena André indicou ainda que "o Governo está aberto a discutir políticas activas" que possam apoiar as empresas mais afectadas pela subida do SMN.
Em Janeiro, acrescentou a ministra, os parceiros sociais juntam-se novamente em concertação social para de uma forma intensiva discutir a iniciativa para o crescimento e o emprego aprovada em Conselho de Ministros.
A governante mantém a ideia de que os tectos nas indemnizações por despedimento se devem aplicar aos novos contratos, ao contrário do que defendem alguns patrões, mas sublinha que "tudo está em discussão".
.
FONTE: ECONOMICO
.
0 comentários:
Enviar um comentário